5.8.04

Espoletas

"Eu estou tendo minha primeira experiência negativa forte!"
Essa frase me pegou. Fiquei sinceramente admirada.
Não sei se me impressionou porque eu já passei por várias experiências negativas, ou porque nunca passei por uma.
De qualquer forma, é surpreendente.

Ouvi umas coisas estranhas; aquelas que só um eu ouve.
Às vezes as pessoas dizem coisas que não precisam ser ditas.
"Eu sou normal!"
Eu sou normal?
Por que eu deveria ser normal?
Eu não sou normal
Eu não pertenço a um grupo dos "normais".
e não pertenço a um grupo. Eu pertenço
se ser normal significa não saber latir, não poder uivar p'ra Lua
Se ser normal quer dizer brigar com meu irmão, se quer dizer odiar a escola, se quer dizer ir a todas as baladas e sair p'ra comprar roupa, usar vestidos caros
se se normal é ser padronizado, é usar sempre as mesmas palavras, é querer ter opinião
se ser normal é lutar pela liberdade pela liberdade
Quem quer a liberdade a liberdade? Para quê a liberdade sem a liberdade de não ter a liberdade? Eu quero é ser feliz!
Se ser livre quer dizer não ser preso a nada, quero grilhões pesados, firmes, como uma corrente, ou um abraço. O homem é um ser social, que morre se ficar sozinho.
Mas se ser livre eu puder ser incompletamente livre, serei livre também.
se ser normal for assistir futebol
pertenço a pessoas, a lugares, a conceitos, mas não pertenço..
se ser normal for usar tênis o dia todo mesmo que o chão da classe esteja limpo
se ser normal significa não poder andar em ciclos, não correr, não pular, não gritar no meio da rua nem fazer pique-nique na rotatória
se ser normal é saber todos os episódios de simpsons de cor
se ser normal é não abraçar, não dizer bom-dia, não sentar no chão (qualquer lugar)
se ser normal quer dizer não fazer nada só por fazer, Só aquilo que se faz sem se perceber que se faz e que não faz sentido
se ser normal é contrariar a natureza
Ser normal tem que ser natural.

se ser normal é não poder amar
quem eu quiser amar
quem eu tiver de amar
Se é ter que desistir, se é se submeter a todas as regras, eu não quero ser normal.
Eu não quero nada disso: não quero comer chocolate, não quero assistir TV, não quero dormir, não quero jogar video-game, não quero ir ao cinema. Não quero ter de me conformar com coisas que não têm sentido.
se ser normal é aceitar sem questionar
Não questiono, mas eu também não aceito. As regras são apenas guias, sou eu quem decido o que vou seguir, e o que posso desobedecer.
E eu posso sim me apaixonar pelo Sol. O Sol é como o amor e o ouro, se a amizade é como a prata e a Lua.
Não quero ter que agir de acordo com o que as pessoas vão achar que eu sou.
"Odeio CULT: eu gosto de CUL-TU-RA"
Que se dane se eu nunca li um Saramago, se eu nunca nem mesmo vi a Ilíada, se não li mais que cinco ou seis poemas curtos de Drummond.
Tem gente que tira qualquer música de primeira
Tem gente que lê um livro impossível de filosofia num dia e depois explica
Tem gente que pergunta se é para discutir ou para ganhar a discussão.
Tem gente que sabe andar em qualquer rua da cidade, mas nunca comeu chapado com pingado olhando o Sol nascer na estrada.
Tem gente que declama em sete línguas, mas nunca cantou uma música sem letra numa canoa numa praia do litoral brasileiro.


Tem gente que ganha qualquer jogo de war e nunca se machucou numa luta.
Tem gente que nunca lutou.
Tem gente que 'tá vivo a mais de meio século sem nunca ter vivido de verdade.
Tem gente que acabou de nascer e já está sendo enterrado.

"E não há revolta?"
Como é que não há revolta?!
É absurdo, incompreensível. Como nesse mundo em que a gente vive
tem gente que não escolhe -- tem gente que morre
É só olhar p'ras nossas vidas; diga o que você vê.
Tudo o que não podemos fazer. Tudo o que podemos apenas sonhar.
Aquilo que podemos escolher e o que não podemos
Mas vamos de qualquer forma
essas regras são agora nossas
ou vão ser de qualquer forma

Minhas pernas estão peludas, muito peludas.. Meu cabelo está desengrenhado, meu rosto e minhas mãos estão sujas, minhas unhas carcomidas, as pernas e os braços e o rosto e o corpo inteiro coberto de cicatrizes e machucados. Minha calça está rasgada.. Eu fedo a corpo, a pele, um cheiro selvagem que quase me agrada nos dias furiosos ou muito calmos, uma mancha de suor gelado na camiseta, molhada.
E se por isso eu for menos mulher, que alguém me espanque, me quebre, me deforme, para que eu seja monstro disforme, porque também homem nunca poderei ser.

Podemos contornar as paredes do labirinto -- ou derrubá-las
Quem dá-nos machados e toras?

Não perguntarei mais se está tudo bem, pois que essa pergunta induz à mentira. A mentira! A menos, é claro, que esteja tudo bem mesmo.. mas da próxima vez, olhos tristes de pessoas que já vi sorrir (porque, de alguma forma, não são realmente pessoas que não conheço) quero que respondam uma pergunta mais sinceramente.

como vai você?
eu preciso saber da sua vida... .


Quem sabe
seremos os próximos titereiros; eu quero ver quem se opõe. Quero conhecê-los:
os que vão lutar quando nós estivermos mais afim de cantar em conjunto.

Porquecantaremconjuntoéentraremacordoprofundosobreaintimidadedamatéria, produzindoritualmentecontratodoruídodomundoumsomquediminuiograudeincertezadouniverso.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home