21.8.04

Alguns serão perdoados, e outros, punidos, pois jamais houve história mais dolorosa que esta de Julieta e seu Romeu. (Saem.)

ou RESUMO

* * *

ou EXPLICAÇÃO DAS QUATRO ADJETIVAÇÕES NO MEU PROFILE - QUE VOCÊS REALMENTE NÃO PRECISAM VER

* * *

O PRÍNCIPE DE VERONA- Melancólica paz nos traz esta manhã. O sol, de luto, não se mostrará. Embora daqui, vão, e conversem mais sobre esses tristes fatos.

EU - Mais? Porra...

* * *

Morto - "A forma é uma morte" como já diz Pirandello que - segundo a mãe do mundo - tem sempre razão. De certa forma, Pirandello é um Aristóteles que ninguém conhece. Não que as pessoas conheçam Aristóteles. Por falar nisso, já perceberam como as pessoas citam Nietzsche como se ele fosse fonte de alguma verdade?, sem saber de nenhuma das bobagens que ele falou? Então. Eu sou forma. A Forma é uma morte. Nietzsche diria isso. Mas eu sei das bobagens que ele falou, então tá. A forma apaga o impulso, a forma amortece, amolece, relaxa a criatividade ígnea de um ser desforme. A forma é a norma de que todos falam - e ninguém percebe que é a mesma palavra só porque a primeira letra é igual.
Aliás, já perceberam como as pessoas superestimam as primeiras letras? Elas francamente não são tanto assim. São só o hall de uma palavra, a recepção. A primeira letra diz o Quando Eu Nasci, mas é o resto da palavra que vai afirmar que, afinal, Seria Uma Rima, Não Seria Uma Solução. Mundo mundo, vasto mundo, mais vasto é o meu
Afinal, morto porque forma. Impulso ígneo amortecido, e tudo o mais. Morto porque esquecido de nascer(re) ou (re)nascer. Morto porque morri, ou morto porque posso nascer ao contrário de tanta gente a quem a possibilidade não se deu. Posso nascer ou continuar morto. Pular da frigideira para a bosta. Acho que o ditado não é assim. Aliás, ditados. Que chato, hein? Falta de originalidade. E pensamento próprio. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Quão anti-ecológico. Anti-ecologicidade! Fim do mundo! Infinitude! Ponto final! Peixe!
E por falar em peixe. Então, pular da frigideira para o campo cheiroso de bromélias. Grande sacanagem. Escolha que não é minha. Mas dizem que é. Também não é daquelas coisas que "é culpa da sociedade e do capitalismo". Por falar nisso, sabiam que a palavra "apocoloquintose" significa "transformação em abóbora? Então, capitalismo. Afinal, quem segue um sistema cujo nome mostra que o dinheiro vem antes das pessoas? Bem, todos nós. Etc. Mas não era isso. Então, capitalismo 2. É uma daquelas coisas que só se pode culpar a Deus. Acho que Deus é o papai noel. Ou deus é o Papai Noel. Ainda estou indeciso entre esses dois. De qualquer jeito, Deus é um sacana. Mas ele faz uma cocadinha que é uma delicia, e custa só três vinténs. Me deves, me deves. Eu sou forma. E isso vai voltar a aparecer. Sou forma porque morto. É uma daquelas situações vice-versa vai-e-volta ciclo-vicioso sem possibilidade de quebra. Um morto é só forma, porque seu ímpeto vital vulcânico cessou.

* * *

NIETZSCHE - Falar muito sobre si mesmo pode também ser um meio de esconder-se.

EU - E sobre o que eu vou falar?

NIETZSCHE - Um passeio casual pelo hospital psiquiátrico....

EU - Ahn?

NIETZSCHE - É difícil o suficiente lembrar minhas opiniões, sem também lembrar minhas razões para tê-las!

EU - Isso é porque você está morto.

NIETZSCHE - Falta ao céu todas as pessoas interessantes.

EU - Pois é, mas você continua sofrendo no inferno...

NIETZSCHE - Às vezes se permanesce fiel a uma causa apenas porque seus oponentes não cessam de ser insípidos.

EU - Pois é, já disse meu professor de química que Deus é incolor, inodoro e insípido. Só espero que isso não faça da água uma substância onisciente...

NIETZSCHE - Insandade em indivíduos é algo raro, mas em grupos, partidos, nações e épocas, é a regra.

EU - Você não quer dizer "norma"?

NIETZSCHE - Quem enfrenta monstros deve se certificar que, no processo, não vire um monstro.

EU - Hei, Nietzsche, quer tc?

* * *

Então, ímpeto vital vulcânico. Isso é o fluido: Molhado. Que transborda, escorre mas não pode, etc. E eu tenho de amortecer. Então continuo morto. Que nem Nietzsche, que só faz citar a si mesmo por não ter originalidade alguma. Afinal, está morto. Mas meu corpo não está morto, por mais pálido e sem pulso. Então tenho liberdade, pois ela está no corpo. Se não, permaneceria morto para sempre. A morte é eterna, mas pode ter pausas.
Mas sobre minha molhadez eu já falei mto aqui.

Agora era qual adjetivo? Já nem lembro. Pulemos pra "velho"? Nah.

Lembrei.

Futuro. Eu sou futuro porque sou morto. Porque só posso ser quando vivo, então só posso ser futuro: serei.

Acho q acabou.

Velho pq morto. Só se morre velho.

Quando um bebê morre, ele envelhece.

Morrer necessita envelhecer.


Não se entenda, porém, que o contrário é válido. Essa não é uma daquelas coisas vice-versa vai-e-vem ping-pong tic-tac lero-lero. A velhice não é a morte. Fisicamente, é. Pense numa rosa branca murchando. Pense nas meninas telepáticas surdas alteradas atômicas. Pense nas formigas. Murchar: que perdeu a frescura, o viço, a cor, a beleza ou a animação. Pense na frescura. Sentidos vários.

* * *

COMANDANTE DO ZEPELIM GIGANTE - Quando vi nesta cidade, tanto horror, iniquidade, resolvi tudo explodir.

EU - Isso me lembra Dogville...

COMANDANTE DO ZEPELIM PRATEADO - Mas posso evitar o drama se aquela formosa dama essa noite me servir.

EU - Hihihi, assim vc me deixa sem graça!

O PREFEITO DE JOELHOS,
O BISPO DE OLHOS VERMELHOS E
O BANQUEIRO COM UM MILHÃO - Vai com ele, vai, Geni! Você pode nos salvar, você vai nos redimir!

EU - Francamente, porque eu deveria? Eu posso. Talvez. Na verdade não, mas finge. Mas não vou.

(Pausa.)

Ah, vou.

CHICO BUARQUE - Você dá pra qualquer um...

EU - Eu sei.

CHICO BUARQUE - Vai com ele, vai.

EU - Claro que vou, Chico. Eu sempre vou.

O ELENCO DO MUSICAL "HAIR" - What a piece of work is man
How noble in reason
How infinite in faculties
In form and moving
How express and admirable
In action how like an angel
In apprehension how like a god
The beauty of the world
The paragon of animals

EU - Sobrei com o monólogo.

CORO - Oh, nobre Édipo! Perdido na escuridão de sua cegueira!
Oh, pobre Antígona, viva enterrada pelo tirano Creonte!
Electra traída pela própria mãe que atenta contra seu pai!
Polinice insepulto irmão de uma fêmea indignada!

EU - E eu?

NIETZSCHE - Falar muito sobre si mesmo pode também...

EU - Falar sobre o que então?

O PRÍNCIPE DE VERONA - sobre esses tristes fatos...

EU - Édipo
Antígona
Creonte
Electra
Polinice
Nietzsche
Romeu
Julieta
estão mortos.
Eu estou morto.
Eu
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
não.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Poisé,todos eles estão mortos,mas você não está...bom,pelo menos eu espero que não.Se bem que seria um bom sinal,de que existe internet no além (tá,essa foi ridicula =P)
Beijo da sua irmão com saudades =)
(a Ágata,só pra garantir ^^)

27/8/04 17:59  
Anonymous Anônimo disse...

Cá estou eu metida no teu blog sem fazer ideia alguma de quem sao voces, agora!! q vcs precisam discutir nietzsche ao invez de copiar frazesinhas dele, ah isso eh neh gurizada!!!!! ou vcs nao c deram conta q eh o primeiro passo pra fazer sentido nessa existencia onde "todas as possibilidades" estao relegadas a pouquissimas nesse jogo insessante q se chama PODER, e q no nosso caso - o do mundo ocidental e um pouquinho menos do lado oriental - Q eh o capital!!!!!
C vc tiver tempo me mande um email, pq eu tenho pouco p desfruta, porem gostaria de falar-lhes.

Un baccio - Literatus_nanda@hotmail.com

23/11/07 10:48  

Postar um comentário

<< Home