7.2.06

En attendent Godot

Estou esperando. Aliás, não: Estou esperando...
Porque estar esperando não parece algo que possa ser seguido de um ponto final.
Eu devia, mesmo, estar esperando. É o que todas as pessoas que me acompanharam em minha jornada estudantil desde muitos anos atrás estão fazendo agora mesmo, nesta mesma noite – ápice da espera e da ansiedade. Qualquer um pode imaginar a angústia que habitará a noite, a dificuldade que as tentativas de dormir adquirirão (isso se o que tanto se espera não chegar hoje mesmo).
Aliás, tiremos estes parênteses. Afinal, essa é realmente a questão.
O que todos esperam pode chegar hoje mesmo. Se não chegar hoje mesmo, chega amanhã.
O que eu espero, pelo contrário, tem aquele jeitinho curioso de sempre se adiar, por mais que pareça sempre estar ficando mais próximo. Passo o dia inteiro só aguardando, às vezes só e às vezes com companhia para me distrair, às vezes até passam por perto certos indivíduos curiosos que fazem com que eu possa pensar sobre a vida e etc., e mesmo que o horário marcado fosse logo cedo, espero até a tarde, até tarde, até que já esteja escuro e frio – mas no escuro e no frio vejo ao longe alguém chegando, e só pode ser Ele, e espero que a figura se defina em minha visão para confirmar minha certeza de que a espera chegou ao fim; quem chega, na verdade, é um mensageiro que me avisa – Não Pôde Vir Hoje, Mas Amanhã Pela Manhã Com Certeza Ele Aparece, Por Favor Volte Para Esperar; é só então que eu lembro que no dia anterior eu também viera esperar, e no anterior, e no anterior, e lembro também que não foi sempre assim, houve uma época em que eu não esperava, mas não consigo ver bem onde tudo mudou, mas mudou e mudou faz tempo, já há anos que eu espero todo dia, todo dia está marcado o encontro para a manhã, todo dia eu espero até a noite, todo dia vejo uma figura ao longe que eu penso ser Ele, todo dia é o mensageiro que me diz que Ele não virá, pra eu esperar amanhã; mas todo dia eu vou pra casa pensando nisso e pensando em nunca mais esperar, em simplesmente não voltar, em ficar em casa – fazendo o quê? talvez a única possibilidade seja ficar dormindo pra sempre – e desistir de esperar, não é digno ficar se sujeitando a essa sacanagem; vou dormir, mas acordo na manhã seguinte (esquecera de desligar o despertador, que no dia anterior estava acertado pra me acordar a tempo de eu ir esperar), e de repente esqueci de tudo e vou, ignorante, esperar.

Então espero, sinceramente, que nos resultados de amanhã eu e todos os outros tenham um bom resultado. Contudo, não posso ficar ansioso como vocês ou colocar nisso o peso de minha vida. Espero algo maior. Algo ocupa meus pensamentos antes e acima dessa espera imediata.
Em primeiro lugar, esse algo = Você.
Mas também é a questão mais geral – e que, é claro, envolve Você em importantíssimo lugar – do preenchimento necessário para um vazio que há muito existe em mim.
E, de repente, a faculdade parece algo tão pequeno e insignificante que eu nem falo essa palavra nesse texto, só indicando o que quero dizer pela descrição da situação, com vergonha de sujar meus pensamentos com termo tão baixo. E eu percebo que Foda-se Isso, quero é você, e se você me pedir pra não ir pra Campinas, ou pra não fazer nenhuma faculdade, mesmo se você me pedir pra nem olhar os resultados da faculdade e ignorar que algum dia eu pensei em cursar o ensino superior eu faço o que você pediu. Assim como se você quisesse que eu abandonasse minha família e meus amigos pra ficar só com você eu faria isso – não digo que não me arrependeria depois, mas faria. (Acho que na hora de fazer nossas escolhas somos mais influenciados pelas paixões do que pelo amor ou pela razão...)

Mas no horizonte quem surge não é Você.
Ainda espero por você todo dia. Otimista ou não, com ou sem esperanças.
Preciso de você...


Será que você não vem?

1 Comentários:

Blogger Artur disse...

(Sabe, acabo de perceber que talvez esse post seja meio que um retrocesso em todo o negócio de "eu vou te conquistar" e não sei o que... não deveria ir ao local marcado - marcado por quem? - e ficar esperando, devia ir até aí, atrás de você, e encontrar você no lugar em que você esteja... mas não sei COMO, não sei o caminho...)

7/2/06 20:30  

Postar um comentário

<< Home